Primeira vez no blog? Leia isso



Todas as imagens do Criativizando estão licenciadas pela Arte Livre. Através desta licença, o autor da obra licenciada especifica uma extensão que permite que você possa fazer uso livre das imagens. Portanto, você tem a autorização de distribuir cópias das imagens; sejam modificadas ou não, em qualquer mídia ou lugar, com ou sem cobrança de valores, desde que você:

1- anexe a licença da Arte Livre sem quaisquer modificações às cópias da obra ou indique precisamente onde a licença pode ser encontrada,

2- especifique para o receptor os nomes dos autores das obras originais, incluindo o seu (caso tenha modificado a obra),

3- especifique para o receptor onde ele poderá ter acesso aos originais (tanto da obra inicial quanto das subsequentes).


Simplificando: você pode fazer uso das imagens e desenhos contanto que você diga de onde você as pegou e quem as criou. 

É preciso anexar o termo da Arte Livre para que outros (assim como você) também tenha acesso livre a essas imagens. Qual é a importância disso? Bem, existem várias imagens na internet, assim como vários tipos de licença para usá-las. A grande maioria das imagens e desenhos vetoriais divulgados são de uso exclusivo para páginas de blog ou site, se você deseja usar, por exemplo, na edição da capa de um livro (impresso ou e-book), não será possível a menos que você tenha por escrito a autorização do editor. 

Divulgar o nome e o trabalho do artista é mais do que justo, visto que foi ele quem teve todo o trabalho de criação, mas a grande maioria cobra um valor por isso, não compartilham seus trabalhos gratuitamente. Também acho isso justo, pois muitos profissionais ganham a vida com isso. Entretanto, o Criativizando pensa naqueles que não tem condições de arcar com tais custos. 

Não sou profissional desta área, na verdade sou uma pobre amadora, mas acredito que a minha arte amadora possa vir a contribuir no trabalho daqueles que assim como eu já desejaram vetoriais gratuitos e dificilmente encontrou sem aquela "infeliz" marca d'água.

Andrea Paiva




Nenhum comentário: